
Em uma entrevista publicada em 15 de março de 2012 no blog da Revista Mensch, a fotógrafa e artista plástica Paula Klien compartilhou sua visão única sobre a fotografia, arte e sua trajetória profissional. Intitulada “Fotografia: A imagem da paixão sob a ótica de cinco fotógrafos”, a matéria explorou os bastidores da criação artística e a liberdade expressiva que Paula busca em seu trabalho.
A Fotografia Como Veículo Artístico
Diferente da abordagem tradicional do mercado fotográfico, Paula Klien sempre enxergou a fotografia como uma forma de arte, e não apenas como uma profissão. Na entrevista, ela revelou que começou a explorar essa linguagem em 2004, buscando mais um instrumento de manifestação dentro das artes visuais. Para ela, a fotografia não se limita a um ofício, mas sim a um meio de expressão pessoal que pode ser combinado com outras formas artísticas.
“Nunca. A fotografia para mim é arte. Tem sido há sete anos meu veículo de expressão artística. Antes da fotografia, me utilizei de vários outros veículos e nada impede que eu ainda os troque ou, até mesmo, que eu faça uma boa mistura entre eles. Sou inquieta e preciso de liberdade.”
Participação na Bienal Internacional de Roma
A presença de Paula Klien em eventos internacionais, como a Bienal Internacional de Roma, reforça o impacto e o reconhecimento de sua obra no cenário contemporâneo. Para ela, essa participação representa um aprendizado contínuo e uma nova etapa em seu caminho artístico.
“The Little Princess” e o Desafio da Liberdade Artística
Inspirada na obra O Pequeno Príncipe, Paula Klien apresentou na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Firenze a obra “The Little Princess”, na qual explorou a liberdade artística. Ela destacou que participar de uma Bienal Internacional sempre traz desafios, mas também impulsiona a evolução do artista.
O Limiar Entre Técnica e Arte na Fotografia
Quando questionada sobre a diferença entre uma fotografia meramente técnica e uma obra de arte, Paula Klien foi direta:
“A existência ou não de uma ideia, de um conceito.”
Ela acredita que o olhar pode ser treinado, mas para que uma fotografia tenha alma, é preciso algo além da técnica: a intuição e a identidade do artista. Essa visão se reflete no estilo marcante de Paula, que sempre busca imprimir seu DNA criativo em cada obra.
Softwares e Manipulação de Imagem: Limite ou Possibilidade?
A fotógrafa também comentou sobre a polêmica do uso de manipulação digital na fotografia. Para ela, o impacto da edição depende do contexto e do objetivo da imagem:
“Depende de que categoria de foto estamos falando. Em moda, por exemplo, não existe imagem sem manipulação. Não existem verdades absolutas. Depende do que se deseja fazer, de onde se quer chegar, de que resultado se quer atingir.”
Os Ídolos na Fotografia
Entre suas inspirações, Paula Klien citou grandes nomes da fotografia de moda e retrato, como Steven Meisel, Patrick Demarchelier, Mario Testino, Terry Richardson e Helmut Newton. O que mais admira nesses fotógrafos é a força e a personalidade que imprimem em suas imagens.
Paula Klien e Sua Jornada Artística
A entrevista na Revista Mensch revelou muito sobre a inquietação criativa e a visão artística de Paula Klien. Hoje, além da fotografia, ela é reconhecida por suas obras em nanquim sobre tela e papel, que já foram exibidas em galerias internacionais de Nova York, Londres, Miami e Berlim.